title

Metodologias de Gestão de Projetos

Não se admite minimizar a importância de uma boa metodologia de gestão de projetos. Além de melhorar o desempenho durante a execução do projeto, ela criará, igualmente, as condições para aumentar a confiança dos clientes e, assim, aperfeiçoar o relacionamento com eles e, predispor a vinda de mais clientes.

Para o crescimento da gestão de projetos dentro da empresa, para que esta alcance maturidade e solides, devem ser contempladas as etapas abaixo, incidindo sobre cada projeto individual:

– estabelecimento das fases do ciclo de vida do projeto;

– desenvolvimento de uma metodologia de gestão de projetos, de preferência viável e condizente com o tamanho da empresa;

– fundamentação da metodologia para um planejamento efetivo;

– minimização da ocorrência de mudanças, em função da flutuação das lideranças e conseqüentes pontos de vistas das prioridades;

– seleção do software ou empresa de projetos terceirizada apropriados, para sustentar a metodologia.

Criar uma metodologia funcional da gestão de projetos não é tarefa simples. Um dos maiores equívocos que alguém pode cometer é desenvolver uma metodologia diferente para cada tipo de projeto. Outro seria não conseguir integrar a metodologia e as ferramentas da gestão de projetos em um processo unificado. Quando as organizações desenvolvem metodologias e ferramentas de gestão de projetos que se completam e se complementam, surgem dois benefícios. Em primeiro lugar, o trabalho passa a fluir com menor numero de mudanças de objetivos. Em segundo lugar, os processos são planejados para criar o mínimo possível de distúrbios nas atividades operacionais da empresa.