title

Gestão Informal de Projetos

Nos últimos 10 anos, a mudança mais significativa no campo da gestão de projetos foi a comprovação de que a gestão informal de projetos dá resultados. As industrias aeroespacial e de armamentos militares, assim como o setor da construção civil, foram os primeiros e principais usuários das técnicas e instrumentos da gestão de projetos, na época formal. A documentação das políticas e processos a serem utilizados tornou-se parte do contrato escrito. Assim, a gestão formal de projetos, sustentada em centenas de políticas, procedimentos e formulários, tornou-se norma. Afinal de contas, por que um cliente potencial assinaria um contrato milionário a ser gerenciado informalmente?

A gestão formal de projetos sempre foi muito cara, devido ao custo da documentação e ao tempo gasto para lidar com ela. Por isso, gestores experientes incentivam as equipes de projetos a se comunicarem sem recorrer a um excesso de documentação. Contudo, ainda existem pessoas trabalhando com a falsa crença de que a certificação ISO 9001 depende de montanhas de documentos.

Uma gestão formal de projetos feita com falta de bom senso, obriga os gestores de projetos a despenderem muito tempo no preenchimento de papelada, tempo este que melhor seria aproveitado na administração real do empreendimento.

Uma boa equipe de projetos trabalhando nos moldes da gestão informal de projetos tem que ter quatro elementos básicos.

Confiança,
Comunicação,
Cooperação,
Trabalho em equipe.