title

Capacitação para Gestão de Projetos Moderna

Se sua empresa esta trabalhando atualmente em vários projetos, e uma lista de espera já contabiliza outros 10 projetos que a organização deseja realizar. Se os recursos disponíveis podem financiar apenas alguns desses projetos, como a empresa decide quais deles devem ser abordados ? Esse é o processo de gerenciamento de portfólio de projetos.

Então é importante compreender a diferença entre gestão de projetos e gerenciamento de portfólio de projetos.
Um portfólio compreende um conjunto ou coleção de iniciativas ou projetos. A gestão de projetos é um processo continuo que abrange o que uma determinada iniciativa estabelece, mantém e realiza em termos de objetivos dentro de uma estrutura de custos, prazos, capacidade técnica e desempenho.

O gerenciamento de portfólio concentra-se em um nível mais agregado. Seus principais objetivos são identificar, selecionar, financiar, monitorar e manter a combinação apropriada de projetos e iniciativas para atingir as metas e objetivos organizacionais.

O gerenciamento de portfólio envolve a consideração dos custos agregados, riscos e retorno de todos os projetos do portfólio, bem como as varias compensações entre eles. Evidentemente, o gerente de portfólio também esta interessado na “saúde” e no bem-estar de cada projeto incluído no portfólio.

Afinal, as decisões referentes ao portfólio, como o financiamento de um novo projeto ou a continuação do financiamento de um projeto que já esta em andamento, baseiam-se nas informações fornecidas no nível de projetos.

O gerenciamento do portfólio de projetos ajuda a determinar a exata combinação de projetos e o correto nível de investimento para cada projeto. O resultado disso é um maior equilíbrio entre projetos em andamento e novas iniciativas estratégicas. O que não significa realizar uma serie de cálculos específicos de projetos, tais como, período de retorno financeiro e fluxo de caixa, e depois fazer os ajustes necessários para compensar os riscos. Ao contrario, significa um processo de tomada de decisões buscando o que é melhor para a organização como um todo.

As decisões no gerenciamento de portfólio não são tomadas no vácuo. A decisão geralmente está relacionada com outros projetos e diversos fatores, tais como as reservas financeiras disponíveis e a alocação de recursos. Além disso, o projeto deve adequar-se bem aos outros projetos do portfólio, bem como ao plano estratégico.

A seleção de projetos poderia basear-se na finalização de projetos que liberariam os recursos necessários para as novas iniciativas. Os projetos selecionados também podem ser restringidos pela data de finalização de projetos cuja realização dos objetivos é necessária para que se de inicio a novos projetos. Em qualquer caso, alguma forma de processo de gerenciamento de portfólio é necessária.