title

Capacitação para Gestão de Projetos Moderna

Definir programas de treinamento em gestão de projetos é um dos maiores desafios enfrentados pelos gerentes da área de Recursos Humanos, tamanha a variedade de qualificações complexas e inter-relacionadas (qualitativas/comportamentais, organizacionais e quantitativas) que a gestão de projetos abrange. As empresas excelentes em gestão de projetos proporcionam treinamento e desenvolvimento aos interessados em fazer carreira. E é justamente o treinamento eficiente que dá sustentação a gestão de projetos como profissão.

Algumas grandes empresas chegam a oferecer internamente mais cursos relacionados a gestão de projetos que a maioria das universidades e escolas especializadas. As empresas de menor porte tem programas internos de treinamento bem mais modestos e normalmente encaminham seus funcionários para programas de treinamento abertos ao publico em geral.

Os executivos experientes sabem que qualquer estrutura organizacional pode funcionar com eficiência e eficácia a partir da utilização dos conceitos básicos da gestão de projetos. As habilidades da gestão de projetos, com base na confiança, trabalho em equipe, cooperação e comunicação, podem sanar os mais graves problemas estruturais.

Os programas de treinamento ou capacitação para a gestão de projetos podem abranger:

– conceitos básicos de gestão de projetos, destacando questões comportamentais, como relacionamento com mais de uma chefia, administração do tempo, liderança, resolução de conflitos, negociação, formação de equipes, motivação e áreas básicas de gestão, como planejamento e controle;
– conceitos avançados de gestão de projetos, enfatizando técnicas de programação de prazos e pacotes de software utilizados para planejamento e controle de projetos .